Grupo Som Azul

O curso de musicalização e autismo foi iniciado no ano 2012 pela educadora musical Luana Kalinka, que ministrava aulas de música na instituição Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Norte (APAARN). Pouco tempo depois, essas aulas de musicalização de pessoas com autismo passaram a ser realizadas nas dependências da Escola de Música da UFRN. Esse projeto atende adolescentes e adultos com autismo e passou a ser chamado de Som Azul, nome dado pela mesma educadora Luana.

A partir do momento que começou a funcionar nas dependências da Escola de Música da UFRN, esse curso passou a integrar o Projeto de Extensão Esperança Viva. A partir de então, os participantes passaram a ter aulas semanais com duração de 1h. Atualmente é ministrado pelos professores Liana Monteiro, Joyce Dayane da Mata, Raiane Silmara, Maurício Eslabão, e pelas discentes do Curso de Licenciatura em Música Paula Viviane Gomes e Julianne Oliveira. Os alunos são divididos em duas turmas:

Turma 1 Turma 2
Possui 12 alunos com média de idade entre 10 a 25 anos e de sexos diferentes. Os alunos dessa turma possuíam grau de comprometimento do transtorno do autismo um pouco mais severo. Composta por 15 alunos com média de idade entre 16 a 30 anos, de sexo distintos. Os participantes dessa turma possuíam um grau de comprometimento que ia do leve ao moderado.